Reportagem

Banda Sinfônica Nova Aurora - Show de arte e talentos 



 

Exibindo uma trajetória de sucesso e repleta de prêmios, a Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora ganha um brilho maior de aplausos, ao vencer concorrência para gravação de programa. 

Neste sentido, sob a batuta do maestro Hélio Rodrigues, a banda macaense participou de um edital para realizar uma gravação do Programa de Rádio “O Som das Bandas - Balançando o Coreto”, no Estúdio Sinfônico da Rádio MEC - Rio de Janeiro, e venceu. 

A agremiação cumpriu todas as exigências do edital, sendo contemplada com a gravação, que acontece, neste domingo (10) a partir das 13h no Estúdio Sinfônico da Rádio MEC. É a primeira Banda centenária do Estado do Rio a realizar tal gravação.
O projeto do Edital é realizado em parceria entre a Associação das Bandas de Música do Rio de Janeiro ( ASBAM/RJ); a Empresa Brasileira de Comunicações (EBC) e Rádio MEC Rio.

O maestro Hélio aproveita a oportunidade para agradecer o apoio do Vereador Júlio César de Barros (Julinho do Aeroporto), que cedeu o ônibus e o caminhão baú para transporte dos músicos e instrumentos da Banda Sinfônica.
Sociedade Musical Nova Aurora tem diretoria composta por Maria Ignez Patrocínio (Presidente); Rosana Teixeira Alves (Tesoureira) e Eunice Manhães (Zeladora).

Repertório

Uma das exigências do Edital era que o repertório a ser executado composto por músicas de compositores brasileiros, que é o seguinte: Ouro Negro (Joaquim Naegele); Samba do Avião (Tom Jobim); Os Bohêmios (Anacleto de Medeiros); Suite Pernambucana em 4 movimentos (Mestre Duda); Novo Tempo (Ivan Lins - Arranjo de Hudson Nogueira); Ponteio (Edu Lobo/Capinam - Arranjo de Hudson Nogueira); Aquarela (Toquinho - Arranjo de Ricardo Dico (Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro); Maria, Maria (Milton Nascimento - Arranjo de Ricardo Dico (Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro); Aquarela do Brasil (Ary Barroso - Arranjo de Marcus Almeida (Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais).
União de talentos e esforços

Sob a batuta do Maestro Hélio Rodrigues, a Banda Sinfônica da Aurora é formada pelos seguintes músicos: Márcia Estulano (Píccolo); Cristal G. Donnini e Lincon Senna (flauta); Daniel Martins - Maestro Assistente (Oboé); José Luiz Cyriaco, Wallace Santos, Jozé Rangel e Wesley Albuquerque (clarinete); Allan Pinheiro - Fiscal (clarone); Eduardo Bruno e Bruno Pinheiro - Relações Públicas (alto sax); Roberto Figueira, Igor Carvalho e Samuel Daher (tenor sax); Eduardo Zavarize (barítono sax); Carlos Augusto, Vanderson Veiga, Leonardo Silva e Polyana Rocha (trompa); Fábio Corrêa - Diretor Planejamento, Anderson G. Alexandre, Leandro Márcio e Marlon Nascimento (trompete); Juliano Nogueira - Diretor Musical, Josué Machado e Eduardo Rangel (trombone tenor); Jefferson C. Povoa - Fiscal trombone baixo); Fabiano Perálva (Euphonium); Nilton Júnior (tuba); Érick Menezes (tímpanos); Jade G. Donnini e Leonardo de Sousa Machado (mallets); Juliano Oliveira, Gabriel Martins, Magno Elias e Saint Clair Nascimento (percussão).

A seleção

Recentemente, a Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro abriu inscrição às bandas de  música associadas para a realização do programa de rádio. 

O objeto do edital foi selecionar 26 bandas de música filiadas, de forma técnica e transparente, para participação do convênio entre a EBC e a ASBAM-RJ, para a produção e execução de uma série de programas radiofônicos intitulada “O Som das Bandas - Balançando o Coreto”, a ser veiculada pela Rádio MEC-AM e demais emissoras públicas da EBC- Empresa Brasil de Comunicação. 

A série de programas radiofônicos visa expressar e resgatar a importância musical e cultural das Bandas de Música para a cultura brasileira, com o seu repertório específico  de compositores e arranjadores brasileiros. O programa traz de volta ao rádio brasileiro um segmento cultural que permanece vivo na memória afetiva de seu povo. Em cada programa uma  banda de música se apresentará.

A moderna Nova Aurora
Constituindo-se em um dos mais expressivos patrimônios históricos do município, a Nova Aurora está a caminho de completar 138 anos de amor à música, sendo presidida pela Srª Maria Ignez do Patrocínio.

A premiada Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora foi bicampeã do Estado, sob a regência do maestro Benedito Passos (Maestro Tinho); e ganhou o cenário nacional, ao se apresentar para todo o país pela Rede Globo de Televisão. 
Atualmente, a Banda tem a regência do maestro Hélio Rodrigues, o principal responsável pela sua modernização, sendo formada. Hoje, sendo constituída por cerca de 40 músicos. Já se apresentou em várias cidades do estado, inclusive na Sala Cecília Meireles e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, além de fazer concertos nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.